TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD)
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são considerados Distúrbios do Desenvolvimento, caracterizados pelos seguintes aspectos:
Prejuízos na interação Social;
Dificuldades de comunicação verbal e não verbal;
Ausência de atividades imaginativas, substituídas por comportamentos repetitivos e estereotipados;
Prejuízos na Interação Social
A interação social é prejudicada, podendo ser caracterizada por aspectos qualitativos, tais como:
Dificuldades de comunicação verbal e não verbal
Os prejuízos na comunicação caracterizam-se por:
Ausência de atividades imaginativas
Em relação à ausência de atividades imaginativas, a pessoa com
pode apresentar:Caracterizando o
Como vimos, a pessoa com
deve apresentar as três características para a composição do diagnóstico. No entanto, o nível e a intensidade de cada uma delas diferem de criança para criança. Não existem quadros idênticos de . Cada ser humano é único, com suas próprias características. Por isso, atualmente, o termo “Transtorno do Espectro Autista” está sendo mais utilizado. O termo espectro nos remete a uma grande variedade de possibilidades. Ou seja, as características podem estar presentes de forma branda ou severa nos alunos com esse Distúrbio do Desenvolvimento.
Importante
O termo “Transtornos Globais do Desenvolvimento” (TGD) está sendo gradualmente substituído pelo termo “Transtorno do Espectro Autista” (TEA), inclusive em documentos legais, como veremos ainda neste módulo!
O diagnóstico da pessoa com
é clínico, isto é, realizado através da observação de uma equipe multidisciplinar, composta de vários profissionais da área da saúde, que analisa detalhadamente as características da pessoa. Não existe nenhum exame ou procedimento na área da saúde que diagnostique o . Por isso, em alguns casos, o diagnóstico é demorado e impreciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário